8 passos para abrir um Salão de Beleza

Profissionais | 18 de maio, 2021

Abrir um salão de beleza e se tornar empresário é o sonho de muitos profissionais do setor. Além da realização pessoal e profissional, empreender traz desafios e o primeiro deles começa no planejamento. Para te ajudar, criamos um checklist de itens que precisam ser analisados e adquiridos para que você possa iniciar seu salão com o pé direito!

 

PASSO 1: PLANO DE NEGÓCIOS, LICENÇAS E ANÁLISE DE MERCADO

Aspectos Legais: é importante pesquisar os aspectos legais do setor antes de dar início aos demais passos. Esteja ciente de todas as licenças necessárias, vistorias e alvará de funcionamento. Entenda quais as modalidades de registro existentes e em qual se encaixa sua empresa.

Considere uma consultoria: você não precisa entender sobre tudo ou fazer tudo sozinho! Contratar um escritório especializado ou uma consultoria pode te ajudar muito a alavancar e trilhar um caminho saudável para seu negócio.

Crie um plano de negócios: defina a verba disponível para investimento e estabeleça o valor que será destinado para cada área, como móveis para salão de beleza (cadeira de cabeleireiro, lavatório para cabelos, cadeira de manicure, poltrona para maquiagem, console ou bancada de cabeleireiro), equipamentos, decoração, insumos, incluindo todas as despesas fixas e variáveis necessárias para o funcionamento do seu salão de beleza. Ao considerar as despesas mensais, é possível calcular uma meta necessária para cobrir os custos e gerar o lucro esperado. Lembre-se: é importante ter capital de giro para eventualidades, como oportunidades e despesas não esperadas.

Análise de Mercado: avalie os locais disponíveis para abertura do espaço, as forças e fraquezas de seus concorrentes, as oportunidades do setor de beleza e quais os diferenciais que você possui e pode oferecer.

Defina os serviços que serão prestados: faça um benchmarking entre seus principais concorrentes, pesquise as novidades e tendências para cabelos e maquiagem e esteja certo de quais procedimentos trarão resultados ao seu salão. Se torne especialista em mechas, cortes, visagismo, maquiagem natural, enifm, na área em que deseja atribuir seu diferencial.  

 

PASSO 2: ESCOLHA DO LOCAL

Pesquise sobre a cidade ou bairros que possam ser interessantes para abrir um salão de beleza. Considere o entorno, o poder aquisitivo de quem vive ou trabalha na região, o valor da locação ou aquisição do imóvel, a área disponível, a quantidade de salas, aparência e/ou necessidade de reformas, e a disponibilidade de vagas ou estacionamentos próximos. Quanto mais comodidades você trouxer ao seu cliente, melhor será a experiência dele ao utilizar os serviços do seu salão.

 

PASSO 3: MÓVEIS E EQUIPAMENTOS – O QUE VOCÊ VAI PRECISAR PARA INICIAR SEU SALÃO DE BELEZA

(Clique em cima do produtos e veja todos os itens disponíveis na Móveis Van De Velde!)

Poltrona para salão de beleza: a cadeira de cabeleireiro precisa ser confortável para o cliente e prática para o profissional. Conheça nossos modelos reclináveis e fixos.

Lavatório para cabelos: na Van De Velde, os lavatórios possuem 3 opções de cubas, que favorecem diversos procedimentos, além de diferenciais em inclinação e conforto.

Poltrona de Maquiagem: deve ser confortável e com o reclínio adequado. A Van De Velde trabalha com opção hidráulica e eletrônica, que chega a ficar 100% horizontal.

Mesa de Manicure deve posicionar o cliente de forma confortável e prática, e favorece procedimentos como alongamento de unhas.

Cirandinha ou Cadeira de Manicure/Pedicure: busque modelos ergonômicos, que oferecem comodidade para a realização do trabalho. Veja aqui as melhores opções.

Bancada para salão de beleza: escolha a opção que melhor se adequa ao seu espaço! Considere apoio de materiais e organização. 

Carrinho auxiliar: serve de apoio para procedimentos como mechas ou coloração.

Espelho para salão: qualidade e design fazem a diferença na hora de escolher um bom console. O tamanho do espelho, formato e a iluminação devem ser analisadas com carinho. A Van De Velde tem um sistema exclusivo com ajuste de cores por dimmer.

Luminárias um bom projeto de iluminação pode fazer diferença no seu espaço!

Poltronas de Espera: devem se comunicar com o restante de sua decoração, além de oferecer conforto a quem aguarda sua vez. As Poltronas Ibiza e Firenze tem um visual moderno e combinam com qualquer espaço.

Toalhas com boa absorção

Itens de higiene e proteção, como luvas e máscaras

Secador de cabelo, chapinha, baby liss

Tesouras, pentes, presilhas

Produtos para realização de procedimentos

 

PASSO 4: DECORAÇÃO

Defina o estilo da decoração. Você pode buscar referências na internet ou contratar um profissional, como um interior designer ou arquiteto, para te ajudar com as escolhas.

Escolha uma paleta de cores que combine com a sua marca e com o estilo que busca para o seu salão.

Na Van De Velde, você pode escolher entre mais de 20 opções de cores de estofado e 4 cores de madeira para adequar seus móveis ao ambiente.

Inspire-se com alguns dos maiores salões de beleza do Brasil e do mundo!

 

PASSO 5: PROFISSIONAIS

Se o Salão de Beleza que você pretende montar ou ampliar comporta vários profissionais, é preciso definir como serão distribuídas as funções e entender como funciona a folha de pagamento, os impostos e demais encargos que podem existir em decorrência do registro desses profissionais. Entre as funções, pode ser que você precise de:

  • Recepcionista
  • Gerente
  • Financeiro
  • Manicures
  • Cabeleireiros
  • Maquiadores

 

PASSO 6: PRESENÇA DIGITAL

Em um mundo cada vez mais conectado, quem não é visto digitalmente, não é lembrado. 

É importante estar presente nas redes sociais que fazem sentido para o seu negócio, sendo assim, escolha bem aquelas que podem te trazer retorno e que você tem disponibilidade ou profissionais aptos a alimentá-las. Nossa sugestão para o setor de beleza é estar presente no Instagram, Tiktok e Youtube.

Criar um site próprio também é importante, pois além de credibilidade, seu site é uma mídia própria que independe de outras plataformas, como as redes sociais dependem, para funcionar. Caso ocorra algum problema ou alguma das redes perca sua força digitalmente, você ainda estará online através de seu site. Não esqueça de criar uma ficha no Google Meu Negócio para que seus clientes possam encontrar seu telefone e endereço com facilidade.

 

PASSO 7: INAUGURAÇÃO

Quando tudo estiver pronto e perfeito, chega a hora da inauguração do seu salão de beleza.

Convide amigos, pessoas próximas e influenciadores para a estreia. Ofereça um coquetel e gere assunto para ser compartilhado, assim você pode multiplicar o buzz sobre a abertura do espaço e alcançar muitas pessoas. Escrever um bom press release para a imprensa também pode ser uma oportunidade de divulgação. 

 

PASSO 8: EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Tão importante quanto um bom trabalho realizado é a experiência que o cliente vivencia ao comprar seus serviços. Investir em bons móveis para salão de beleza faz a diferença a curto, médio e longo prazo, pois a durabilidade e qualidade compensam; contratar bons profissionais, produtos e equipamentos são fundamentais e básicos para o sucesso do seu negócio, mas entre vários bons salões, a diferença pode estar em detalhes como o acolhimento, o visual e a limpeza do local, uma boa música, o perfume do ambiente, a disponibilidade de itens como café, água, suco ou bomboniere. Liste as possibilidades e busque criar uma atmosfera única!